Louvado
seja Deus, Senhor do Universo, que a paz e as bênçãos
de Deus estejam sobre seu Nobre Profeta, sua família,
seus companheiros e sobre todos os muçulmanos até
o dia do Juízo Final.
Meus queridos irmãos, nosso discurso
de hoje trata do terceiro dos cinco pilares que temos
no Islam, que é o Zakat. Quando falamos de um pilar
temos que nos lembrar de seu valor como em um edifício
que sem este pilar fica sem sustentação; o Zakat é
muito importante para completar a nossa religião,
ele é um pilar de sustentação e é obrigatório para
os muçulmanos que tenham condições financeiras para
pagá-lo.
Queridos irmãos, se nós pesquisarmos
a palavra Zakat no dicionário da língua árabe encontraremos
três significados: acréscimo, purificação e bênçãos.
Na realidade, são exatamente esses
valores que há no Zakat. Quando um muçulmano separa
e paga uma parte do seu dinheiro aos necessitados
está aumentando sua própria renda. Mesmo que pareça
estar diminuindo ou gastando seu dinheiro, Deus irá
multiplicar e recompensar cada centavo em 700 vezes.
Deus nos diz no Alcorão Sagrado: “O exemplo dos que
gastam dos seus bens pela causa de Deus é como o de
um grão que produz sete espigas, que irão produzir,
cada espiga, cem grãos. Deus multiplica mais ainda
quem Lhe apraz, porque é Munificente, Sapientíssimo.”
(2:261)
Deus também vai abençoar o dinheiro
daqueles que entreguem seu Zakat; é preciso entender
que um pouco de dinheiro com a benção de Deus é muito
e que muito dinheiro sem as bênçãos de Deus é pouco.
O Zakat é uma purificação da alma das pessoas apaixonadas
por dinheiro, isso as purifica assim como a alma dos
necessitados para que não sejam tomados pelo sentimento
de inveja por ninguém. Em outras palavras, o Zakat
purifica quem pagou e quem o recebeu além da purificação
do dinheiro que ainda ficou com ele.
Queridos irmãos, quando lemos o
Alcorão Sagrado vemos que a reza e o Zakat estão intrinsecamente
ligados: onde se faz referência à reza também se faz
ao Zakat, isso significa que o Zakat tem a mesma importância
que a reza; como a reza fortalece a ligação entre
a pessoa e Deus, o Zakat fortalece a ligação das pessoas
com a sociedade.
Deus falou no Alcorão Sagrado:
“Praticai a oração, pagai o Zakat e inclinai-vos,
juntamente aos que se inclinam.” (2:43)
Também lemos no Alcorão: “Homens,
a quem não entretém nem comércio nem venda da lembrança
de Deus e do cumprimento da oração e da concessão
de az-zakah (...)”. (24:37)
Vejamos a surata Al-Hajj: “Esses
são os que, se os empossamos na terra, cumprem a oração
e concedem az-zakah (...)”. (22:41)
Vemos também a importância do Zakat
nos ditos do profeta Muhammad quando este mandou um
companheiro chamado Moa’aht para divulgar o Islam
no Yemen e lhe disse: “Chame o povo para testemunhar
que Deus é único e que Muhammad é seu mensageiro.
Quando aceitarem, informe-lhes que Deus os obrigou
a orar cinco vezes ao dia; quando aceitarem, fale
que Deus ordenou o Zakat, que o dinheiro deve ser
pago pelos ricos e entregue aos pobres”.
Queridos irmãos, o valor do Zakat
a ser pago é de 2,5% e é obrigatório a todo muçulmano
rico. É considerado rico aquele que tenha 85 gramas
de ouro, no mínimo, e que tenha mantido esse valor
durante um ano completo, bem como é devido também
sobre qualquer mercadoria e sobre seus meios de comercialização.
O Zakat não é devido sobre o patrimônio fixo que não
gera lucro. As pessoas merecedoras de receber o Zakat
são aquelas que Deus falou no Alcorão Sagrado, na
surata At-Taubah: “As esmolas são tão-somente para
os pobres, para os necessitados, para os funcionários
empregados em sua administração, para aqueles cujos
corações têm de ser conquistados, para a redenção
dos escravos, para os endividados, para a causa de
Deus e para o viajante*; isso é um preceito emanado
de Deus, porque é Sapiente, Prudentíssimo”. (9:60).
Queridos irmãos, o Zakat é uma
responsabilidade do rico e um direito do pobre; há
algo que não deve ser esquecido na sociedade: o rico
vai ser julgado no dia do Juízo Final por não ter
pago esse direito aos necessitados. No Alcorão Sagrado,
surata At-Taubah, Deus nos fala: “(...) E aos que
entesouram o ouro e a prata e não os empregam na causa
de Deus, anuncia-lhes (ó Muhammad) um doloroso castigo”.
(9:34)
Wal-hamdu Lil-lah Rabil-'Alamin!
(*) Nesta ocasião, é considerado
viajante aquele que está fora de seu país e não tem
condições de regressar.
Sheikh Mohamad Al Bukai
04/09/2009