Seja positivo!
 

Louvado seja Deus, Senhor do Universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre seu Nobre Profeta, sua família, seus companheiros e sobre todos os muçulmanos até o dia do Juízo Final.

Queridos irmãos, ser positivo é uma característica importante para qualquer indivíduo e para qualquer sociedade bem-sucedidos. São vários os atributos que um muçulmano precisa ter, mas esse é dos que não pode faltar.

Essa característica faz com que vejamos o lado iluminado de qualquer coisa ou situação na vida.

Ser positivo é também ter a iniciativa de realizar boas ações, incondicionalmente, e não ficar esperando por outras pessoas.

O Profeta Muhammad nos ensinou: “Aquele que introduzir no Islam uma boa medida terá a sua recompensa por isso, e ainda uma recompensa por aqueles que dela usufruírem, sem que nada seja reduzido dessa recompensa; do mesmo modo, aquele que introduzir uma prática nociva no Islam será punido por isso, e todo aquele que se der dessa prática nociva será punido, sem fazer diminuir, de modo algum, a carga dos seus feitos malignos”.

Ser positivo significa reagir, mudar, fazer e estabelecer a prática do bem e não somente criticar e reclamar das situações negativas.

Algumas pessoas ficam se questionando sobre o que poderia fazer sozinhas diante das situações negativas em nosso cotidiano e apenas seguem a vida com desinteresse e desânimo.
O Alcorão Sagrado nos conta uma história de determinada cidade que recebeu três mensageiros enviados por Deus, mas que foram renegados. Entretanto, um homem tomou a iniciativa de alertar a população sobre o erro que todos estavam cometendo. (36:14-23); esse homem não ficou se questionando sobre o que ele poderia fazer para ajudar aquele povo, ele simplesmente tomou a iniciativa e agiu contra o mal.

Em outro momento, o Alcorão Sagrado narra a história de uma formiga que alertou toda a sua comunidade para entrarem no formigueiro para não serem pisoteadas pelo Profeta Salomão e seu exército que estavam passando pelo mesmo caminho. (27:18)

Todos os profetas e mensageiros eram positivos, por exemplo, o Profeta Noé que passou 950 anos alertando seu povo e divulgando a palavra de Deus: “Ele disse: ‘Senhor meu! Por certo, convoquei meu povo, durante a noite e durante o dia’; (...) ‘Em seguida, convoquei-os declaradamente. Em seguida, manifestei-lhes minha pregação e segredei-lhes discretamente’”. (71:5;8-9)

Certa vez, o Profeta Jesus estava com seus companheiros quando viram um animal que estava morto há dias. Como o odor era insuportável, os companheiros de Jesus se afastaram rapidamente; Jesus então disse: “Quão brancos são seus dentes”. O Profeta Jesus quis ensinar para seus companheiros e para nós que somos como a Lua, temos um lado claro e um lado escuro. Quando olhamos para nós mesmos, devemos ver o lado escuro; mas quando olhamos para os outros, devemos ver apenas o lado claro.

O Profeta Muhammad (SAAS), o grande exemplo dos muçulmanos, recebeu a Mensagem e começou a divulgação do Islam sozinho em uma época em que ainda não existia nenhum muçulmano na Terra. Ele conseguiu ultrapassar todas as dificuldades e obstáculos em seu caminho. O que seria hoje do Islam se o Professa (SAAS) tivesse desanimado e desistido de sua missão? Provavelmente o Islam teria acabado. Porém, todos os profetas, queridos irmão, nos ensinaram a viver a vida sempre com esperança, paciência, otimismo e fé; também nos ensinaram a implantar o bem onde quer que estejamos e mesmo que as situações não sejam favoráveis.

Em um dito muito positivo do Profeta Muhammad (SAAS) ele nos disse que ainda que o mundo esteja acabando no Dia do Juízo, se você tiver uma muda de árvore, você não deverá desistir e deixar de plantá-la.

Queridos irmãos, a primeira mudança que devemos fazer é em nossa própria alma. Deus nos fala no Alcorão Sagrado: “(...) Ele jamais mudará as condições eu concedeu às pessoas, a menos que elas mudem o que há em seus íntimos (...)”. (13:11)

Queridos irmãos, sei das dificuldades que as pessoas hoje em dia encontram para ser positivas. Ele pode ser humilhado, denegrido porque, infelizmente, há muitas pessoas negativas ao seu redor; entretanto, devemos ter firmeza e perseverança.

Pedimos a Deus que nos ajude colocar em prática tudo aquilo que acabamos de aprender neste sermão.

Sheikh Mohamad Al Bukai
30/04/2010

 
     
x