O planejamento é o segredo do sucesso
 

Louvado seja Deus, Senhor do Universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre seu Nobre Profeta, sua família, seus companheiros e sobre todos os muçulmanos até o dia do Juízo Final.

Queridos irmãos, as pessoas imprudentes pensam somente no passado; aqueles que pensam no presente são inteligentes; aqueles que são ainda mais inteligentes são os que pensam e planejam o futuro para atingir seus objetivos e grandes conquistas na sua vida. Por esse motivo, o planejamento é uma característica das pessoas bem-sucedidas na vida.

Talvez alguém esteja questionando o que esse tema tem a ver com a religião. Será que a religião organiza a nossa vida também?

Algumas pessoas pensam que a religião se restringe a um conhecimento a respeito da outra vida, ou só se trata de adorações como a reza e o jejum, entretanto, esse pensamento está equivocado. Além de tudo isso, a religião nos ensina também como conduzir corretamente a nossa existência neste mundo. Quando uma pessoa pratica a religião, ela não terá somente o sucesso na eternidade, mas ela também será bem-sucedida nesta vida.

Queridos irmãos, o planejamento significa que a pessoa vive de uma forma programada e organizada para aproveitar plenamente sua vida e também para ser produtivo na sociedade em que vive, especialmente porque estamos em uma época em que a sociedade não para de crescer a todo momento.

Infelizmente, a maioria de nossos jovens e adultos de nossas entidades vivem de uma forma totalmente desorganizada e sem nenhuma expectativa de futuro. Se você perguntar a um jovem qual seria o seu planejamento para o futuro, ele certamente responderá que não sabe; se você questionar um homem qual seria sua organização para o futuro de sua família, provavelmente ele também não saberá.

Quando lemos a biografia do Profeta Muhammad (SAAS) podemos observar que a divulgação do Islam foi conduzida por meio de um planejamento rigorosamente programado para se chegar ao seu principal objetivo: a construção de um Estado Islâmico.

Deus, louvado seja, enviou o Profeta (SAAS) a uma nação que estava corrompida pela incredulidade e pela idolatria. Nas primeiras ordens, Ele mandou que o Profeta divulgasse o Islam entre sua família: “E admoesta os teus parentes mais próximos” (26:214). Essa foi uma das estratégias planejadas na divulgação do Islam: primeiro, a divulgação entre os familiares; em seguida, a divulgação secreta; depois, a divulgação pública; também a fase da imigração; a construção do Estado Islâmico e, por fim, a divulgação do Islam em todo o mundo.

Queridos irmãos, uma das vantagens do planejamento é a forma como você deixa de desperdiçar o seu tempo até que se consiga atingir o seu objetivo mais rapidamente. O escritor Brian Tracy disse que a cada minuto que você usa em seu planejamento, você economizará 10 minutos para realizar o seu projeto. Em um estudo realizado na universidade norte-americana de Harvard, nos anos 1970, foi perguntado a cem alunos se eles possuíam algum planejamento para o futuro. Desse total, apenas 3% responderam detalhadamente sobre seus projetos futuros e os outros 97% não souberam responder. Após vinte anos, a mesma universidade reencontrou os mesmos cem alunos e constatou que os 3% que tinham planejado um futuro tinham 90% a mais de riquezas acumuladas do que os 97% dos alunos que não tinham se programado para o futuro.

Entre nossos resultados negativos em nossa comunidade islâmica no Brasil está a falta de planejamento de suas vidas aqui no Brasil. A maioria dos imigrantes chegou aqui para melhorar suas condições financeiras, entretanto, acabaram por se esquecer que um dia iam ter famílias e filhos e que precisariam das entidades e escolas específicas no ensino do Islam. Essas pessoas se preocuparam apenas com suas situações financeiras e, com o passar do tempo e com o nascimento de seus filhos, se viram obrigados a voltar ou enviarem suas famílias de volta para seus países de origem para que pudessem viver e ser educados em ambiente islâmico.

Queridos irmãos, temos que saber que estamos em uma época em que não podemos viver sem organização e planejamento para alcançarmos o sucesso na vida individual, familiar ou social. Há um dito que diz: “se você fracassou no seu planejamento, você já se planejou para o seu fracasso”. Em um outro: “se você não planejar a sua vida, você cairá no planejamento de outras pessoas”.

Pedimos a Deus, louvado seja, que nos ajude a praticar tudo aquilo que aprendemos para que todos os nossos projetos sejam cuidadosamente planejados e para que possamos atingir nossos objetivos com sucesso e para que nossa comunidade consiga construir ambientes apropriadamente islâmico para a educação de nossa juventude.

Sheikh Mohamad Al Bukai
22/10/2010

 
     
x