O Paraíso, o Lugar da Felicidade e da Facilidade
 

Louvado seja Allah, Senhor do Universo, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre o nosso profeta Muhammad, sua família, seus seguidores, os purificados e todos os muçulmanos, até o dia do Juízo Final.

Meus queridos irmãos jejuadores, hoje vamos falar sobre o Paraíso, o lugar da felicidade e da facilidade. Mas por quê?

Falamos do Ramadan sobre o Paraíso porque agora o profeta Muhammad disse: Quando chega o mês do Ramadan abrem-se as portas do Paraíso, fecham-se as do inferno e os demônios permanecem acorrentados. O profeta falou também que há uma porta no Paraíso reservada só para os jejuadores, seu nome é (Rayan). Meus queridos irmãos, vamos falar, hoje, sobre o Paraíso. Por acaso vocês sabem o que o profeta Muhammad colocou nos corações de seus companheiros? Até chegar ao lugar aonde chegaram? O profeta Muhammad pode implantar nos corações dos companheiros a saudade do Paraíso, por isto deixaram todas as coisas da vida mundana, riquezas e dinheiro, para ganhá-lo. Allah falou no Quran Sagrado, na surata At-tawbah: “Deus cobrará dos fiéis o sacrifício de seus bens e pessoas, em troca do Paraíso”. (versículo 111)

Um dos companheiros do profeta Mohammad, Surrel Ibn Cinany, da cidade de Macka, era muito rico, mas quando o profeta Mohammad imigrou para Medina, Surrel não podia imigrar porque a sua família não permitiu, por causa de sua riqueza. Falaram-lhe: você quer imigrar com eles, tem que deixar toda sua riqueza, sua capa, até o camelo você tem que deixar; Surrey aceitou deixando tudo para trás, indo para Medina. Quando chegou lá, o profeta Muhammad o recebeu contente e falou: oh Surrey, você fez um bom negócio em deixar a riqueza mundana para ganhar o Paraíso. Por causa desse companheiro, Allah revelou: “E, dentre os homens, há quem se sacrifique em busca do agrado de Allah. E Allah é compassivo para com os servos”. (Surata Al Baqarah, versículo 207).

Nós temos também outro exemplo de outro companheiro chamado Hariçah, quando o profeta Muhammad os chamou à batalha de Badra Hariçah foi pedir permissão à sua mãe, quando ela permitiu, encaminhou-se à guerra. Foi martirizado. Quando sua mãe ficou sabendo dirigiu-se ao profeta e perguntou: “oh mensageiro de Allah cadê meu filho”? O profeta respondeu: “oh mãe do Hariçah tenha paciência o seu filho morreu como mártir. Ela falou: “eu sei disso, mas não era essa a minha pergunta, não era assim que queria saber, quero saber se ele está no Paraíso ou no inferno”? O profeta Muhammad falou: “não só ganhou um Paraíso, como também, vários Paraísos”.

Queridos irmãos esse é o Paraíso que vale a pena, que todos nós queremos alcançar. No Paraíso, Allah prepara para os crentes coisas que os olhos não vê, nem os ouvidos ouvem e nem uma pessoa pode imaginar aquilo que Allah preparou. No Quran Sagrado na surata As-Sajdah, versículo 17 diz: “E nenhuma alma sabe o que lhes é oculto do alegre frescor dos olhos, em recompensa do que faziam”.

Queridos irmãos, temos que amar o Paraíso, ensinar nossos filhos a trabalhar por ele como o profeta Muhammad ensinou aos seus companheiros. Seus companheiros também aprenderam a amar e trabalhar pelo paraíso nesta vida, vivendo como se estivessem nele. Portanto, nós também podemos viver e senti-lo aqui nesta vida e colocá-lo em nossos corações.

Queridos irmãos, temos muitos caminhos que levam ao Paraíso. Se vocês têm seus pais e um deles pode levá-los a ele; se vocês respeitam e obedecem aos seus pais, há um dito do profeta Muhammad que diz: “se uma pessoa tem pai e mãe e estes morrem, não desfrutando de sua vida na companhia deles; será um perdedor, porque os pais são a porta do Paraíso.

Se um aluno estuda com a intenção de beneficiar aos outros, pode entrar no Paraíso por meio desse conhecimento, porque o profeta Muhammad falou que: “quem procura um caminho para conseguir o conhecimento, Allah facilita-lhe o caminho para Paraíso”. Se você cuida de um órfão, tal atitude pode levá-lo ao Paraíso, pois o profeta Muhammad falou: “eu e aquele que cuidar de um órfão estaremos juntos no Paraíso”.

Pedimos a Allah que todos nós sejamos moradores do Paraíso. Graças a Allah, o Senhor do Universo.

Sheikh Mohamad Al Bukai
28/08/2009

 
     
x