Em nome Deus, O Misericordioso,
O Misericordiador.
Louvado seja Allah, o Senhor dos mundos. Testemunho
que não há divindade além de Allah e que Muhammad
(SAAS) é seu servo e mensageiro.
Caros irmãos e irmãs crentes, uma das maiores dádivas
concedidas a nós por Deus é a do sentido da audição.
Os que mais dão valor a ela são aqueles que jamais
a tiveram ou aqueles que a perderam. O ser humano
se esquece do valor e da importância das dádivas em
geral ao se acostumar a elas.
A dádiva contínua nos faz acostumarmos a ela e, segundo
os sábios, a noção de normalidade é um mal que devemos
combater seguindo a recomendação de nos lembrarmos,
de tempos em tempos, do valor dela e agradecermos
a Deus por todas elas.
Peço que se imaginem em lugar onde as pessoas falam
idiomas que vocês não dominam, vocês terão a sensação
de estarem perdidos e se sentirão desconfortáveis.
Pois é essa a realidade de milhares de pessoas que
vivem entre nós neste mundo, muitos desde o nascimento
até a morte.
Deus, o Altíssimo, no Nobre Alcorão, nos faz lembrar
por meio de mais de 185 versículos sobre esta dádiva
do sentido da audição. Dentre os versículos há um
no qual o Altíssimo diz: “Dize-lhes: foi Ele Quem
vos criou e vos dotou de ouvidos, de vistas e de faculdades.
Quão pouco Lhe agradeceis!” (Alcorão Sagrado, 67:23)
Em outro versículo: “Allah vos extraiu das entranhas
de vossas mães, desprovidos de entendimento, proporcionou-vos
os ouvidos, as vistas e os corações, para que Lhe
agradecêsseis.” (Alcorão, 16:78)
Porém, o que mais nos chama a atenção nos versículos
que mencionam o sentido da audição é o que deriva
dele e o fato de que, quando os sentidos são mencionados
em mesmo contexto, a sequencia se inicia sempre com
o da audição, assim e sempre, sem exceção, apesar
da noção que temos da importância do sentido da visão.
Colocamos-nos a questionar sobre o enigma relacionado
a essa sequencia na qual a audição se antecipa à visão
e os demais sentidos. Seria o sentido da audição mais
importante que o da visão?
Os cientistas e sábios fizeram pesquisas quanto a
esta questão do desenvolvimento científico na área
da medicina que nos ajudou a entendermos muito sobre
as diversas faces dos milagres científicos contidos
no Nobre Alcorão, nos fazendo chegar às seguintes
constatações:
1- o primeiro sentido a entrar em funcionamento a
partir da concepção do ser humano no ventre materno
é o da audição, já no quinto mês de gestação. O sentido
da visão, por sua vez, com a presença da luz, começa
a se desenvolver após dias ou meses do nascimento
da criança. Os primeiros sons que o feto ouve são
as batidas do coração da mãe; após o nascimento, percebemos
como a criança se acalma quando a mãe a leva em seu
colo fazendo com que ouça novamente as batidas de
seu coração as quais estava habituado no útero materno,
Louvado seja Deus,o Supremo Criador;
2- o sentido da audição jamais sucumbe ao sono enquanto
que a visão cessa ao dormirmos, isto é uma bênção
que nos alerta caso ocorra algum barulho ou presença
de vozes, que nos levam a acordar e ficar e verificar
o que está ocorrendo;
3- o sentido da visão precisa de luz para entrar em
atividade; o da audição de nada precisa além da existência
do sentido em si;
4- o sentido da audição é o instrumento pelo qual
será chamada toda a humanidade a comparecer no dia
do Juízo Final e Deus, o Altíssimo, diz: “E a trombeta
será soada, e ei-los que sairão dos seus sepulcros
e se apressarão para o seu Senhor.” (Alcorão, 36:51
)
Observação: os seres humanos terão seus ossos juntados
estejam onde e como estiverem; no caso dos cremados,
haverá uma grande chuva e das cinzas espalhadas brotarão
os seres humanos como plantas que brotam da terra;
e a razão disso e outras coisas mais só Deus pode
saber. No caso dos surdos, estes gozarão da plena
faculdade da audição.
Caros irmãos e irmãs, há uma diferença linguística
entre escutar, ouvir e prestar atenção (internalizar
o que se ouve ). O primeiro se refere somente à recepção
dos sons, não se fazendo necessário o entendimento;
o segundo caso se refere à recepção dos sons direcionando,
nossa atenção e selecionando o objeto de nosso interesse
e nos instigando assim a uma maior concentração de
nossa mente. Por essa razão, Deus nos pediu para ouvir
o Alcorão e não para apenas escutá-lo. Disse o Altíssimo:
“E quando for lido o Alcorão, ouça-o e silenciai para
que sejas misericordiados”. (Alcorão, 7:204). O terceiro
caso se refere à atividade de ouvir e prestar atenção
por meio do coração, internalizando as palavras de
Deus. Disse o Altíssimo: “Se vós, ambos, voltardes
arrependidas a Allah (e porque) os vossos corações
estão inclinados a isso”. (Alcorão, 66:4)
Assim, quando nos colocarmos a ouvir o Alcorão, façamo-lo
com a audição do coração e não com a audição da mente.
Deus nos adverte em outro versículo quanto às pessoas
que escutam com os seus ouvidos e não com os seus
corações e nos disse: “Ó crentes, obedecei a Allah
e ao Seu mensageiro e não vos afasteis deles. Agora
ouvistes a verdade. E não sejais como aqueles que
dizem: ‘Escutamos!’ Quando na realidade não ouvem”’.
(Alcorão, 8:20-21)
Diante disso, concluímos que o ser humano que ouve,
mas não se beneficia do conteúdo ouvido, que ouve
o Alcorão e não se comove com o seu sentido, que ouve
os sermões nas orações das sextas-feiras e os conselhos
e não mudam a sua conduta e a maneira de ver a realidade,
na verdade, não ouvem, somente recepcionam vozes e
ruídos sem sentido algum.
Caros irmãos e irmãs, as palavras de Deus, o Altíssimo,
e as palavras de Seu mensageiro, são mais importantes
para nossas vidas do que todas as outras coisas que
ouvimos por este mundo afora; devemos dar toda nossa
atenção às palavras do Altíssimo e seu Mensageiro
pois delas depende o rumo do destino que escolhemos
para nós. Não poderia ser diferente porque essas palavras
nos dão preciosas informações sobre o passado, o presente
e o futuro de nossa vida eterna.
Devemos encerrar este sermão agradecendo a Deus pela
dádiva da audição e não utilizá-la para contrariar
as Suas ordens e orientações; não devemos dar ouvidos
a falsos relatos e falsos testemunhos; não devemos
dar margens para ouvir coisas que ferem nossa crença.
Disse o Altíssimo: “Por certo que Ele vos instruiu,
no Livro, que quando notardes que blasfemam, que escarnecem
os versículos de Allah, não vos senteis com eles,
até que mudem de conversa; porque, se assim não fizerdes,
sereis seus cúmplices. Allah reunirá no inferno todos
os hipócritas e incrédulos”. (Alcorão, 4:140)
Temos que conceder nossos ouvidos para receber tudo
que agrada a Deus e nos aproxima Dele.
Graças a Deus, o Senhor dos mundos.
Sheikh Mohamad Al Bukai
16/09/2011