Alguns dos mandamentos do Profeta Muhammad (SAAS)
 

Louvado seja Deus, Senhor do Universo, aquele que Deus guia ninguém pode desviar e aquele que Deus desviar, ninguém pode guiar. Testemunho que Deus é único e que Muhammad é seu mensageiro e servo.

Queridos irmãos, Abu Huraira (R) relatou que uma vez estava sentado com alguns companheiros quando o Profeta Muhammad (SAAS) questionou quem deles pegava seus mandamentos e aplicava em suas vidas ou as ensinava para que outros as aplicassem. Abu Huraira respondeu que procedia dessa forma e então o Profeta citou cinco mandamentos:

1. Evite o ilícito para que a pessoa se torne um adorador ainda melhor;
2. Seja grato com as coisas que Deus lhe dá e você será uma pessoa mais rica;
3. Faça bem para o seu vizinho para completar a sua fé;
4. Deseje aos outros aquilo que você deseja para si mesmo e você será um verdadeiro muçulmano;
5. Não ria muito, pois o excesso de riso adoece o coração.

Foram esses os mandamentos que o Profeta (SAAS) deu não somente para Abu Huraira, mas para todos nós, cujo conteúdo contém conhecimento e orientação. A pessoa inteligente sempre procura conselhos e ajuda daqueles que tem mais idade e conhecimento para aproveitar essa experiência; imagine, então, receber essas orientações de um Profeta, que recebeu o conhecimento de Deus.

No primeiro mandamento, a adoração é o motivo da nossa existência; não significa apenas seguir o que Deus ordenou, mas também deixar tudo o que é ilícito para Deus. Por esse motivo, o Profeta (SAAS) deixou claro que o nível mais avançado da adoração que uma pessoa pode atingir é quando o temor a Deus o faz deixar o ilícito.

Em relação ao segundo mandamento, o Profeta (SAAS) nos indicou a verdadeira riqueza que a pessoa pode ter na vida. Essa riqueza não é dinheiro, bens ou ouro, mas, sim, uma tranquilidade, sossego e felicidade no coração. Isso acontece quando a pessoa sente a satisfação e agradece a Deus de tudo o Ele nos dá. O Profeta (SAAS) nos ensinou também para não olhar para o que os outros possuem para que não desvalorizemos aquilo que Deus já nos deu. Em outro dito, o Profeta (SAAS) diz que quem acorda de manhã com segurança, com saúde e com a comida para aquele dia é como se fosse o dono do mundo.

O bom comportamento é um dos frutos da adoração, uma vez que a boa relação com Deus resulta em uma boa relação com as pessoas. A prioridade do bom relacionamento deve ser dirigida às pessoas com quem temos laços familiares e com nossos vizinhos. Isso foi o que o Profeta (SAAS) nos disse no terceiro mandamento citado no início deste sermão. Na biografia do Profeta Muhammad (SAAS) há uma historia de um de seus vizinhos sempre colocava o lixo em sua porta. Certa vez o Profeta viu que, como todos os dias, o lixo do vizinho não estava na sua porta como de costume e, então, preocupado, foi fazer uma visita para saber o que tinha ocorrido. Ao chegar, ficou sabendo que seu vizinho estava doente e este, ao saber da visita do Profeta (SAAS), este vizinho nunca mais agiu como antes.

No quarto mandamento, o Profeta (SAAS) chamou a nossa atenção para uma regra muito justa e importante a respeito do comportamento entre as pessoas. Essa regra é para que você trate os outros como gostaria de ser tratado por eles; tudo aquilo que você não gosta que os outros façam com você, você não deverá fazer com eles. Você gostaria que alguém mentisse para você? Então, não minta para ninguém. Você gostaria que alguém pegasse seu dinheiro de forma ilícita? Então, não faça isso com ninguém. Você gostaria que as pessoas falassem mal ou fizessem alguma fofoca a seu respeito? Então, não tenha essa atitude difamatória contra nenhuma pessoa. Você gostaria de ser prejudicado por alguém? Então, nunca prejudique ninguém. Essa regra é uma balança precisamente justa, se nós a aplicamos e a usamos em nossa vida conseguiremos uma segurança social.

Em relação ao último mandamento profético, o aconselhamento é para não rirmos muito e o Profeta (SAAS) nos explicou o motivo para esta regra. Trata-se de uma atitude que deixa o coração doente e, entre os sinais dessa doença, é quando uma pessoa, mesmo ao ouvir a palavra de Deus, não demonstra nenhum tipo emoção. Entretanto, isso não significa que o riso é proibido, pois o Profeta (SAAS) ria discretamente e brincava com seus companheiros. O ser humano necessita de momentos de descontração e da companhia de seus amigos para o lazer; esses momentos em nossa vida são como o sal em nossa comida: não pode faltar e nem se pode exagerar na dose.

Queridos irmãos, pedimos a Deus, louvado seja, que nos ajude a aplicar esses mandamentos tão importantes benéficos em nossa vida até o Último Dia.

Sheikh Mohamad Al Bukai
15/10/2010

 
     
x