Nascimento e Infância
 

O Profeta Muhammad nasceu no ano 571 (segundo o calendário gregoriano), na tribo de Quraish, [considerada nobre por todos os árabes] em Meca [considerada a capital religiosa da Península Árabe.]

Os árabes realizavam a peregrinação a Meca, e caminhavam ao redor da Kabah construída pelo Profeta Abraão e seu filho o Profeta Ismael, que Deus exalte sua menção. O Profeta Muhammad era órfão. Seu pai faleceu antes de ele ter nascido e sua mãe morreu quando tinha seis anos. Seu avô, Abdul-Mutalib cuidou dele e quando morreu, seu tio Abu Talib assumiu essa função. Sua tribo e as outras da época adoravam ídolos de pedra, madeira e inclusive de ouro. Alguns destes ídolos foram colocados em volta da Kabah. As pessoas acreditavam que esses ídolos podiam afastar o mal ou provocar o bem.

O Profeta Muhammad foi um homem honesto e confiável. Nunca teve um comportamento traiçoeiro, nem mentia nem enganava; era conhecido entre sua gente como Al-Amin, ou O Confiável. As pessoas lhe confiavam seus objetos de valor quando iam viajar. Também era conhecido como As-Sadiq, ou O Sincero, pois nunca mentia. Tinha bons modos, era bem falante e amava ajudar as pessoas . Sua gente o amava e o reverenciava. Deus, o Altíssimo, disse;

Certamente és de uma natureza e moral grandiosas. [68:4]

Thomas Carlyle disse o seguinte em seu livro ’Heroes, Hero-Worship and the Heroic in History’:
... desde uma tenra idade, se destacou como um homem inteligente. Seus companheiros o chamavam Al Amin, O Fiel. Foi um homem fiel e verdadeiro; sincero em suas ações, em suas palavras, e em seus pensamentos. Sempre havia um significado no que fazia e dizia. Ainda que taciturno ao falar e calado quando não havia nada a dizer, era pertinente, sábio e sincero quando falava e sempre colocava um manto de luz sobre o assunto. E essas são as únicas palavras que de verdade vale a pena pronunciar! Na vida, descobrimos que era considerado um homem sólido, fraternal e genuíno. Personagem sério e sincero, mas ao mesmo tempo simpático, cordial, companheiro e inclusive jocoso apesar de tudo, sempre ria: Há homens cujo riso é falso, como tudo o que sai deles; homens que não podem rir. Ele era um homem espontâneo, apaixonado, mas, ao mesmo tempo, justo e sincero.

O Profeta gostava de se enclausurar na caverna de Hira, antes de se tornar profeta. Ficava ali muitas noites seguidas.

Jamais enganou; não ingeria bebidas embriagantes, nem se inclinava ante um ídolo ou uma estátua; tampouco jurava ante eles nem lhes fazia oferendas. Foi pastor de um rebanho de ovelhas que pertencia ao seu povo. O Profeta disse: Todo Profeta encomendado por Deus foi pastor de um rebanho de ovelhas. Seus companheiros lhe perguntaram: Inclusive tu, Mensageiro de Deus? Ele respondeu: Sim, eu cuidei de um rebanho de ovelhas para o povo de Meca. (Bujari 2143)

Quando o Profeta Muhammad cumpriu quarenta anos, recebeu uma revelação divina; encontrava-se na caverna de Hira. Aishah(esposa do profeta), que Deus esteja comprazido com ela, disse: O que primeiro recebeu o Mensageiro de Deus, enquanto se encontrava na Caverna de Hira em Meca, foram visões boas [sonhos]. Cada vez que tinha um sonho, fazia-se realidade e ficava claro como o alvorecer. Mais tarde, o Mensageiro de Deus começou a amar o estar sozinho, meditando. Passava dias e noites inteiras para cumprir com seu propósito, na caverna, antes de regressar para sua família. Levava uma ração de alimentos para sua estadia. Quando voltava para sua esposa khadijah(foi a primeira esposa do profeta) que Deus esteja comprazido com ela, buscava mais alimentos frescos y regressava à Caverna para continuar meditando.

A verdade chegou-lhe quando se encontrava na Caverna de Hira. O anjo Gabriel se aproximou de Muhammad e ordenou-lhe que lesse. Muhammad respondeu-lhe: Não sei ler!. Gabriel abraçou Muhammad até que este não pôde mais respirar, e o soltou:

Oh Muhammad ! Leia!. Novamente, Muhammad respondeu: Não sei ler!. Gabriel abraçou Muhammad pela segunda
vez. Logo, ordenou-lhe que lesse pela terceira vez, e o abraçou fortemente até que não pôde mais respirar, e o soltou dizendo: Oh, Muhammad! Leia! Em nome do teu Senhor, Quem criou todas as coisas. Criou o homem de um zigoto. Leia! Que teu Senhor é o mais Generoso. [96:1-3]

O Mensageiro de Deus regressou tremendo a sua casa. Entrou e disse a Kadijah: Cobre-me, cobre-me ! Khadijah, que Deus esteja comprazido com ela, cobriu Muhammad até que ele se sentiu melhor. Logo contou a sua esposa o que lhe havia sucedido na Caverna de Hira. Disse: Temi por minha vida. Khadijah, que Deus esteja comprazido com ela, tranqüilizou Muhammad dizendo: Por Deus! Não deves te preocupar! Deus, o Exaltado, nunca te humilharia! És bom com os teus pares. Ajudas aos pobres e necessitados. És generoso e hospitaleiro com os teus hóspedes. Ajudas aqueles que necessitam.

Khadijah, que Deus esteja comprazido com ela, levou seu esposo Muhammad à casa de um primo seu, chamado Waraqah bin Nawfal bin Asad bin Abdul Uzza. Esse homem havia se convertido ao cristianismo durante a era pagã. Era escriba de Escrituras hebraicas. Era um ancião que havia perdido a vista nos últimos anos de sua vida. khadijah, que Deus esteja comprazido com ela, disse a seu primo: Oh primo meu, escuta o que teu sobrinho [quer dizer, Muhammad , que Deus exalte sua menção] está a ponto de contar-te! Waraqah disse: O que viste, querido sobrinho?. O Mensageiro de Deus contou-lhe o sucedido na Caverna de Hira. Ao ouvir o relato, Waraqah disse: Por Deus! É o anjo Gabriel quem apareceu ante o Profeta Moisés, que Deus exalte sua menção. Oxalá pudesse eu estar com vida quando teu povo te tire de Meca. O Mensageiro de Deus perguntou: Vão expulsar-me de Meca?. Waraqah respondeu afirmativamente dizendo: Nunca um homem transmitiu uma Mensagem semelhante à que levas contigo, sem que seu povo haja entabulado guerra contra ele se chego a ser testemunha disso, dar-te-ei meu apoio. Waraqah faleceu pouco tempo depois desse incidente. As revelações também cessaram logo. (Bujari, 3).

O versículo do Alcorão citado no hadiss 12 anterior marca quando começou sua missão profética. Logo Deus, o Exaltado, revelou-lhe: Oh, tu [Muhammad] que te envolves no manto! Levanta-te e adverte [aos homens]. Proclama a grandeza de teu Senhor, purifica tuas vestimentas. [74:1-4]

Este versículo do Alcorão marca o começo de sua missão como Mensageiro. Com a revelação deste capítulo do Alcorão, o Profeta começou abertamente a convocar seu povo ao Islã. Começou com seu próprio povo. Alguns se negaram a escutá-lo porque os convidava para algo que nunca haviam visto antes.

O Islam é uma forma de vida completa, que trata de temas religiosos, políticos, econômicos e sociais. Além disso, a religião do Islã não os convocava apenas para que adorassem somente a Deus e que deixassem de lado todos os ídolos e coisas que adoravam; também proibia coisas que considerava prazerosas, como a usura ou o consumo de bebidas alcoólicas, a fornicação e os jogos de azar. Também convocava as pessoas a serem justas entre si, e a conhecer que não há diferença entre elas salvo através de uma correção na forma de vida. Como podiam os de Quraish [a tribo mais nobre dos árabes] serem tratados de igual maneira que os escravos! Não somente se negaram totalmente a aceitar o Islam, como também culpavam e magoavam o Profeta dizendo que estava louco, que era um feiticeiro e mentiroso. Culpavam-no por coisas que não o haviam culpado antes da chegada ao Islã. Incitavam as massas e os ignorantes a que se pusessem contra ele e também torturaram seus companheiros. Abdullah b. Masud, que Deus esteja comprazido com ele, disse :

Enquanto o Profeta se encontrava de pé orando perto da Kabah, um grupo de Quraish estava sentado, e um deles disse: Vêem esse homem? Quem pode trazer a sujeira e as fezes dos camelos, esperar que ele se incline para jogá-las sobre suas costas? Os piores se ofereceram para fazê-lo e quando o Profeta se prostrou, puseram as fezes sobre suas costas, mas o Profeta continuou prostrado. Riram tanto que quase caíram. Alguém foi buscar Fátima, que Deus esteja comprazido com ela, que era apenas uma jovenzinha, e lhe informaram o que havia acontecido. Ela correu até o Profeta, limpou-lhe a sujeira das espáduas, e logo se voltou e amaldiçoou os da tribo Quraish que se encontravam sentados ali. (Bujari,498)

Munib al-Azdi disse : Vi o Mensageiro de Deus dizer ao povo durante a era pagã: Testemunhem que não existe deus digno de louvor exceto Deus, se querem alcançar êxito. Alguns cuspiram em sua cara, outros lhe atiraram terra no rosto, e outros o insultaram até ao meio-dia. Cada vez que uma menina se aproximava com uma vasilha de água, ele lavava as mãos e o rosto e dizia: Oh filha, não tenhas medo de que teu pai seja humilhado ou atormentado pela pobreza. (Muyam al-Kabir, 805)

Urwah b. az-Zubair disse: Pedi a Abdullah b. Amr al-Aas que me contasse a pior coisa que os pagãos haviam feito ao Profeta e ele me disse:
Uqbah b. Muait se aproximou do Profeta enquanto ele orava perto da Kabah, e lhe retorceu sua túnica em volta do pescoço. Abu Bakr (O companheiro mais íntimo do Profeta e o primeiro Califa do Islam depois de sua morte) que Deus esteja comprazido com ele, aproximou-se rapidamente, agarrou Uqbah pelo ombro e o afastou dizendo: vais matar um homem só porque proclama a Deus como seu Senhor e tem claros sinais do teu Senhor? (Bujari, 3643)

Estes incidentes não detiveram o Profeta em sua prédica. Convocou ao Islã muitas tribos que vinham a Meca realizar a Peregrinação(a Meca) Alguns eram do povoado de Yazrib, conhecido hoje como Medina, e juraram ser-lhe leais e ajudar-lhe se optasse por ir a Medina. Ele enviou Musab b. Umair, que Deus esteja comprazido com ele, para que lhes mostrasse o Islam. Depois de todas as dificuldades que os muçulmanos tiveram que enfrentar por parte de seu próprio povo, Deus lhes permitiu emigrar de sua cidade para Medina. O povo de Medina os recebeu de uma maneira extraordinária. Medina se converteu na capital do estado islâmico, e o ponto do qual começou a expandir-se a prédica do Islã. O Profeta instalou-se ali e mostrou ao povo a recitação alcorânica e a jurisprudência islâmica. Os habitantes de Medina se comoveram muito com os modos do Profeta. Amavam-no mais que a si mesmos; esmeravam-se por servi-lo e gastavam tudo o que tinham, em sua homenagem. A sociedade era forte, seu povo era rico em termos de Fé e eram muito felizes. O povo se amava e reinava uma verdadeira fraternidade entre as pessoas. Todos eram iguais; ricos, nobres e pobres, brancos e negros, árabes e não árabes todos eram considerados iguais para a religião de Deus, não havia nenhuma distinção entre as pessoas, salvo através da piedade. Assim que a prédica do Profeta se expandira em Medina, os mecanos(povo de Meca) atacaram o Profeta na primeira batalha do Islã, a Batalha de Badr. Esta batalha teve lugar entre dois grupos desiguais em armamento e preparação. Os muçulmanos eram 314, enquanto os pagãos somavam 1000 homens apetrechados. Deus deu a vitória ao Profeta e seus Companheiros. Depois desta batalha aconteceram muitas outras entre os muçulmanos e os pagãos. Depois de oito anos, o Profeta pôde preparar um exército de 10.000 homens. Empreenderam a marcha para Meca e a conquistaram, derrotando assim seu povo, que o havia perseguido e torturado. Muitos muçulmanos, inclusive, haviam sido obrigados a abandonar suas propriedades e riquezas, e fugir para salvar suas vidas. Derrotou-os de maneira decisiva, e esse ano foi chamado O Ano da Conquista. Deus, o Exaltado, diz no Alcorão:

[Oh, Muhammad! Quando chegarem o socorro de Deus e a vitória [a conquista de Meca] e vires os homens em tropéis na religião de Deus, Glorifica e louva teu Senhor por isso, e pede Seu perdão; é certo que Ele é indulgente. [110:1-3]

Logo convocou o povo de Meca e lhe disse: Que pensam que vou fazer-lhes?. Eles responderam: Só farás algo favorável; és um irmão e um sobrinho bom e generoso! Profeta disse: Ide, sois livres para fazer o que desejardes. (Baihaqi, 18055)

Essa foi uma das tantas razões pelas quais muitos deles aceitaram o Islam. O Profeta regressou logo a Medina. Depois de um tempo, o Profeta realizou a peregrinação e dirigiu-se a Meca com 114.000 seguidores. Esta Peregrinação é conhecida como A Peregrinação de Despedida uma vez que o Profeta nunca realizou outra Peregrinação, e morreu pouco depois de completá-la. Durante sua Peregrinação pronunciou o seguinte discurso:

Oh gente! Escutai minhas palavras, uma vez que não sei se voltarei a encontrar-vos de novo, aqui, depois deste ano. Vossa vida e vossos bens são sagrados, como também são sagrados o dia de hoje, este mês e esta cidade. Todas as práticas pagãs ficam agora sob meus pés. Todo ato de vingança dos dias do paganismo fica abolido. A usura da época do paganismo fica abolida, começando pelo interesse que se deve a Abbas bin Abdul Muttalib (seu tio).
Temam a Deus no trato com vossas mulheres. Vós as assumistes sob a proteção de Deus legalmente, pela palavra de Deus. Elas não devem permitir que ninguém se aproxime de vosso leito nem entrar em vossa casa sem vossa permissão. Tendes o dever de alimentá-las e vesti-las adequadamente.

Deixei-vos o Livro de Deus e meus ensinamentos, e se vos agarrardes a ambos nunca vos desviareis.

Oh gente, não haverá nenhum profeta depois de mim e nenhuma nação depois da vossa. Assim, vos recomendo adorar ao vosso Senhor, rezar as cinco orações, jejuar no mês do Ramadã e dar o Zakat (direito dos pobres) de vossos bens, com agrado.Recomendo lhes fazer a peregrinação à Sagrada Casa de vosso Senhor e obedecer àqueles que estão encarregados de vossos assuntos; se fizerem tudo isto entrarão no Paraíso de vosso Senhor. Se lhes perguntarem sobre mim, que dirão? Responderam: Testemunharemos que transmitiste e nos entregaste a mensagem, e nos aconselhaste. Então levantou seu dedo indicador para o céu enquanto dizia: Deus, seja testemunha.

O Profeta morreu em Medina, em 12 do mês lunar Rabi as-sani, no ano 11 da Hégira. O Profeta foi sepultado também em Medina.

Os muçulmanos ficaram chocados ao tomar conhecimento de sua morte; alguns companheiros não acreditavam no que ouviam. Umar, que Deus esteja comprazido com ele, disse: Quem disser que Muhammad morreu, eu o decapitarei! Abu Bakr, que Deus esteja comprazido com ele , fez um discurso e recitou as palavras de Deus:
Muhammad não é senão um Mensageiro, a quem precederam outros. Se morresse ou se o matassem, voltarias à incredulidade? Mas quem voltar à incredulidade, em nada prejudicará a Deus. Deus retribuirá aos agradecidos. [3:144] Quando Umar, que Deus esteja comprazido com ele, ouviu este versículo, compreendeu que o Profeta havia morrido.

O Profeta tinha 63 anos de idade quando morreu. Permaneceu em Meca durante 40 anos , antes de ser indicado como
profeta. Depois viveu ali outros 13 anos, durante os quais conclamou as pessoas ao monoteísmo. Depois emigrou para Medina, onde viveu dez anos. Ali recebeu revelações constantemente, até que o Alcorão e a religião do Islam ficassem completos.

George Bernard Shaw disse:
Sempre tive um grande apreço pela religião de Muhammad, devido à sua maravilhosa vitalidade. É a única religião que parece ter essa capacidade de assimilar as fases mutantes da existência e que a fazem atrativa para qualquer época e idade eu predisse que a fé de Muhammad seria aceite amanhã e já está sendo aceite na Europa de hoje. Os eclesiásticos medievais, por ignorância ou fanatismo, pintaram o maometismo com as cores mais escuras. De fato, foram treinados para odiar, tanto a Muhammad como à sua religião. Para eles, Muhammad era o anticristo. Eu estudei este homem maravilhoso e em minha opinião, longe de ser chamado o anticristo, deveria ser chamado de o Salvador da humanidade.(Enciclopédia de Sirah, por Afzalur Rahman)
12 A narração de uma declaração, fato, aprovação tácita ou característica do Profeta.

Fonte: Abdurrahman al-Sheha - Tradução: Lic. Muhammad Isa García Revisão: Ana María Gonzalez Litardo (Versão Brazil) Khadija Machado (Versão Portugal) Escritório de difusão do Islã de Rabwah www.islamhouse.com Primeira Edição, 1428/2007. Copyright © 2007 Abdurrahman al-Sheha. Todos os direitos reservados.

 
 
     
x