1. Intelecto destacável: O Mensageiro
tinha um intelecto excelente, completo e destacável.
Nenhum homem teve um intelecto tão completo e perfeito
como ele. Qadhi Iyaadh(erudito) que Deus
tenha piedade dele, disse:
Isto se faz evidente quando o pesquisador lê a biografia
do Profeta e entende sua situação, suas significativas
e compreensivas palavras, suas tradições, seus bons
modos, sua ética e sua moral; seu conhecimento da
Tora, do Evangelho, das Divinas Escrituras; seu conhecimento
das palavras dos sábios e dos povos antepassados,
sua capacidade de mostrar exemplos e de implementar
políticas e comportamentos corretos . Foi um exemplo
e um paradigma que sua gente procurava em todos os
ramos do conhecimento; atos de adoração, medicina,
leis de sucessão, linhagem e outros temas. Conhecia
e aprendia tudo sem ler nem examinar as Escrituras
daqueles que nos antecederam; também não se sentava
com especialistas. O Profeta não teve uma educação
formal, e ainda assim, sabia todo o conhecimento passado;
foi designado como Profeta, sem saber ler nem escrever.
O Profeta era sábio no máximo de sua capacidade. Deus,
o Altíssimo, informou-lhe do que havia acontecido,
(no passado) e do que aconteceria no futuro. É um
sinal de que o Domínio pertence a Deus, e de que ele
é capaz de tudo.’(Qadhi Eiyadh, Al-Shifa bitarifi
Hoquqil-Mostafa)
2. Fazer coisas em Nome de Deus:
O Profeta sempre realizava ações através das quais
buscava agradar a Deus. Foi atacado e perseguido quando
convidava o povo para o Islã; ainda assim teve paciência
e tolerou, e sempre teve esperanças na recompensa
de Deus. Abdullah b. Masud, que Deus esteja comprazido
com ele, disse:
É como se estivesse olhando o Profeta , falando sobre
um Profeta que foi magoado pelo seu povo. Limpou o
sangue do rosto e disse: Oh Deus ! Perdoa meu povo,
pois não sabe o que faz! (Bujari, 3290) Yundub b.
Sufyaan, que Deus esteja comprazido com ele, disse
que o Mensageiro tinha um dedo sangrando durante uma
das batalhas, e disse: Não és mais do que um dedo
que sangra; que sofre no caminho de Deus. (Bujari,
2648).
3. Sinceridade: O Profeta era sincero
e honesto em todos os aspectos, tal como lhe havia
ordenado Deus. O Altíssimo disse no Alcorão: Diga-lhes:
Por certo que minha oração, minha oblação, minha vida
e minha morte pertencem a Deus , Senhor do Universo,
Quem não tem co-participantes . Isto é o que me ordenaram
crer, e sou o primeiro, desta nação, a submeter-se
a Deus. [6:162-163]
4. Boa moral, ética e companheirismo:
Aishah, sua esposa, ao ser questionada sobre o comportamento
do Profeta disse: Seus modos eram o Alcorão. Isto
significa que o Profeta se regia pelas leis e mandamentos
corânicos e se abstinha do que o Alcorão proibia.
Cumpria com todos os seus atos virtuosos. O Profeta
disse: Deus me enviou para aperfeiçoar os bons costumes
e completar as boas ações. (Bujari y Ahmad). Deus,
o Altíssimo, descreveu o Profetada seguinte maneira:
Certamente és de uma natureza e moral grandiosas.
[68:4] Anas b. Malik, que Deus esteja comprazido com
ele, foi o serviçal do Profeta durante dez anos, dia
após dia, durante suas viagens e também quando residia
em Medina. Durante esse tempo, conheceu os modos do
Profeta. A esse respeito, disse: O Profeta não insultava
ninguém, também não era grosseiro nem maldizia. Quando
acusava alguém, dizia: Que lhe sucede! Que seu rosto
se encha de pó. (Bujari, 5684)
5. Amabilidade e bons modos: Sahl
b. Sad, que Deus esteja comprazido com ele, narrou:
Trouxeram-lhe algo para o Profeta beber e ele bebeu.
À sua direita havia um menino e à sua esquerda uns
anciões. Perguntou ao menino: Te incomoda se lhes
dou de beber? O menino respondeu: Oh Profeta de Deus!
Por Deus! Não queria que ninguém, antes de mim, bebesse
de onde tu bebeste. É meu direito fazê-lo, por estar
sentado à tua direita(o muçulmano deve-se começar
sempre pela direita). Então o Mensageiro de Deus deu
de beber ao menino. (Bujari, 2319).
6. Amor pela reforma e pela reconciliação:
Sahl b. Sad, que Deus esteja comprazido com ele ,
narrou que, numa ocasião os do povo de Qubaa(povoado
nas proximidades de Medina) lutaram entre eles e se
apedrejaram. O Profeta disse: Vamos resolver a situação
e fazer com que façam as pazes. (Bujari,2547).
7. Ordenar fazer o bem e proibir
fazer o mal: O Mensageiro de Deus viu um homem com
um anel de ouro(homem muçulmano não usa ouro), tirou-o
e jogou-o fora. Logo disse: Acaso colocarias uma brasa
quente em tua mão? Quando o Profeta se foi, disseram
ao homem que pegasse o anel e o vendesse para obter
algum lucro. O homem disse: Não Deus! Jamais o pegaria
depois que o Mensageiro de Deus o tivesse jogado fora.
(Muslim, 2090).
8. Amor pela Purificação: Muhaayir
b. Qunfudz, que Deus esteja comprazido com ele, narrou
que passou pelo Profeta quando este estava urinando,
e o saudou com a paz (Salam), mas o Profeta não lhe
retribuiu a saudação até que se higienizou e fez a
ablução; desculpou-se dizendo: Não gosto de mencionar
o nome de Deus quando não estou em estado de pureza.
(Ibn Juzaimah, 206).
9. Cuidar das palavras: Abdullah
b. Abi Ofaa, que Deus esteja comprazido com ele ,
disse que o Mensageiro de Deus se ocupava com a lembrança
de Deus e não falava em vão. Fazia extensas suas orações
e breves seus discursos; não duvidava em ajudar e
encarregar-se das necessidades dos que mais precisavam,
fossem pobres ou viúvas. (Ibn Hibban, 6423).
10. Destacar- se em atos de adoração:
Aishah, que Deus esteja comprazido com ela, disse
que o Profeta de Deus costumava orar durante a noite
até que lhe inchavam os pés. Aishah, que Deus esteja
comprazido com ela, disse: Por que fazes isto, Oh
Mensageiro de Deus, sendo que Deus já perdoou teus
pecados, passados e futuros?. O Profeta disse: Acaso
não devo ser um servo agradecido?. (Bujari, 4557)
11. Tolerância e bondade: Abu Hurairah,
que Deus esteja comprazido com ele, disse que At-Tufail
b. Amr ad-Dawsi e seus companheiros vieram saudar
o Profeta Disseram: Oh Mensageiro de Deus, a tribo
dos Daws, se negou a aceitar o Islam; suplica a Deus
contra eles. Alguém disse: A tribo dos Daws está condenada
e será destruída!. O Profeta levantou suas mãos e
contrariamente ao solicitado disse: Oh Deus, guia
a tribo dos Daws e trá-la para nós!
12. Bom aspecto: Al-Baraab b. Aazib,
que Deus esteja comprazido com ele , disse: O Profeta
era uma pessoa de estatura média. Suas costas eram
largas. Seu cabelo chegava aos lóbulos das orelhas.
Uma vez o vi usando uma vestimenta vermelha; nunca
vi alguém mais belo do que ele. (Bujari, 2358)
13. Ascetismo e assuntos mundanos:
Abdullah b. Masud, que Deus esteja comprazido com
ele, disse: O Mensageiro de Deus dormiu uma vez sobre
um tapete. Levantou-se e tinha as marcas do tapete
em seu corpo. Perguntamos: Mensageiro de Deus, queres
que te façamos uma cama?. Ele respondeu: Que tenho
eu a ver com este mundo? Não sou mais que um viajante
que viaja com sua montaria e se detém à sombra de
uma árvore e logo retoma sua viagem. (Tirmizi, 2377)
Amr b. al-Haariz, que Deus esteja comprazido com ele,
disse que o Mensageiro de Deus não deixou riquezas
depois da sua morte. Só deixou sua mula branca, suas
armas e um pedaço de terra que doou para caridade.
(Bujari, 2588)
14. Altruísmo: Sahl b. Sad, que
Deus esteja comprazido com ele, disse: Uma mulher
presenteou o Mensageiro de Deus com uma túnica. O
Profeta perguntou aos seus companheiros: Sabeis o
que é uma túnica?. Eles responderam: Sim, Oh Profeta
de Deus! É uma peça tecida. A mulher disse: Profeta
de Deus! Teci esta túnica com minhas próprias mãos
para que tu a uses. O Mensageiro de Deus a tomou,
pois precisava dela tremendamente. Depois de um momento,
o Mensageiro de Deus saiu de sua casa com a túnica
posta e um Companheiro lhe disse: Profeta de Deus!
Dá-me essa túnica para que eu possa usá-la. O Mensageiro
de Deus lhe disse: Sim. Ficou sentado um pouco e voltou
a sua casa; dobrou-a e deu-a à pessoa que a havia
pedido. Os Companheiros, que Deus esteja comprazido
com eles, repreenderam esta pessoa dizendo-lhe: Não
foi correto que tenhas pedido sua túnica; especialmente
se sabes que ele não negaria nada a ninguém, nem deixaria
que ninguém saísse com as mãos vazias . O homem disse:
Por Deus! Somente a pedi porque quero que me envolvam
com essa túnica quando eu morra. Sahl, o narrador
do Hadiss, que Deus esteja comprazido com ele, disse:
A túnica foi utilizada como mortalha quando esse homem
morreu. (Bujari, 1987)
15. Firme fé e entrega a Deus:
Abu Bakr, Deus esteja comprazido com ele, disse: Olhei
os pés dos pagãos enquanto estávamos na caverna. [fugindo
de seus perseguidores durante a emigração]. Disse:
Oh Profeta de Deus! Se algum deles olhasse para baixo
nos veria!. O Mensageiro de Deus disse: Abu Bakr!
Que pensas de dois quando o Terceiro é Deus, o Altíssimo?
(Muslim, 1854)
16. Bondade e compaixão: Abu Qatada,
que Deus esteja comprazido com ele , disse: O Mensageiro
de Deus realizava a oração enquanto levava uma menina
chamada Umamah, filha de Abul-Aas. Quando se inclinava,
punha-a no solo; logo parava e a carregava nos braços
novamente . (Bujari, 5650)
17. Simplificação e facilidade:
Anas, que Deus esteja comprazido com ele , contou
que o Mensageiro de Deus disse: Começo a pregação
com a intenção de estendê-la, mas quando ouço uma
criança chorar, encurto-a pois sei que a mãe dessa
criança sofre por seu pranto.
18. Temor a Deus, ter cuidado de
não ultrapassar Seus limites e ser devoto: Abu Hurairah,
que Deus esteja comprazido com ele, narrou que o Mensageiro
de Deus disse: Ás vezes, quando regresso com minha
família, encontro um dátil(tâmara) em minha cama.
Pego-o para comer; mas tenho medo de que tenha sido
dado por caridade(Foi proibido por Deus, para o Profeta
e sua família, aceitar qualquer forma de caridade);
por isso, deixo-o no mesmolugar. (Bujari, 2300)
19. Ser generoso: Anas bin Malik,
que Deus esteja comprazido com ele, disse: Cada vez
que uma pessoa aceitava o Islam, o Mensageiro de Deus
concedia-lhe o que pedia. A um homem, o Profeta lhe
deu um rebanho de ovelhas que estavam pastando entre
as montanhas. O homem regressou ao seu povoado e disse:
Oh minha gente! Aceitai o Islam! Muhammad dá tão generosamente
como quem não teme a pobreza. (Muslim, 2312)
20. Cooperação: A Aishah, que Deus
esteja comprazido com ela, perguntaram-lhe certa vez
como se comportava o Profeta com sua família. Ela
respondeu: Ajudava a todos os membros de sua família
com suas tarefas; mas quando chamavam para a oração,
retirava-se para realizar suas orações (na mesquita).
Al-Baraa bin Azib, que Deus esteja comprazido com
ele, disse: Vi o Mensageiro de Deus no Dia da batalha
da Trincheira levando terra [que haviam tirado de
uma trincheira] até que seu peito estava coberto de
pó. Era um homem peludo. Ouvi-o repetir uns versos
da poesia composta por Abdullah b. Rawaahah: Oh Deus!
Se não fosse por Ti, nunca tínhamos sido guiados,
nem teríamos oferecido orações, nem feito caridade.Oh
Deus! Que a tranqüilidade desça sobre nós e faça-nos
firmes ao enfrentar nossos inimigos. Certamente transgrediram
contra nós! E se desejam uma rebelião, nós a rechaçaremos!
E levantava a voz ao recitar esses versos. (Bujari,
2780)
21. Honestidade: Aishah, que Deus
esteja comprazido com ela, disse: Um traço característico
do Profeta era que detestava a mentira. Se um homem
mentia na sua presença, o Profeta lutava até saber
que o mesmo havia se arrependido da mentira. (Tirmidhi,
1973). Até seus inimigos reconheciam sua honestidade.
Abu Yahl , um dos seus mais acirrados inimigos, disse:
Oh Muhammad! Não digo que és um mentiroso! Somente
nego a mensagem que pregas e aquilo para o que convocas
as pessoas. Deus, o Altíssimo, diz: Por certo que
sabemos que te causa pena o que dizem [sobre ti].
Não é a ti que desmentem, mas o que os iníquos rechaçam
são os símbolos de Deus. [6:33]
22. Honrar os limites e fronteiras
de Deus: Aishah, que Deus esteja comprazido com ela,
disse: O Profeta sempre escolhia a mais fácil das
opções, desde que não implicasse um pecado. Se o ato
era pecado, afastava-se o mais que podia. Por Deus!
Nunca se vingava. Só se aborrecia quando o povo transgredia
os limites e fronteiras de Deus; nesse caso, fazia
justiça. (Bujari, 6404)
23. Expressão facial plácida: Abdullah
bin al-Hariz, que Deus esteja comprazido com ele,
disse: Nunca vi um homem que sorrisse tanto como o
Mensageiro de Deus. (Tirmidhi, 2641)
24. Honestidade e lealdade: O Profeta
era bem conhecido por sua honestidade. Os pagãos de
Meca que tinham uma hostilidade declarada por ele
confiavam-lhe seus objetos de valor. Sua honestidade
e lealdade foram postas à prova quando os pagãos de
Meca perseguiram e torturaram seus companheiros e
os expulsaram de seus lares. Ele ordenou a seu sobrinho,
Ali b. Abi Talib, que Deus esteja comprazido com ele
, que adiasse por três dias sua emigração, para devolver
às pessoas os objetos que estavam sob sua custódia.
Outro exemplo de sua honestidade e lealdade fica demonstrado
na Trégua de Hudaibiyah, através da qual ele esteve
de acordo com o artigo do tratado que dizia que todo
homem que abandonasse o Profeta não seria devolvido,
e todo homem que abandonasse Meca para unir-se ao
Profeta, seria devolvido a eles. Antes de concluir
o tratado, um homem chamado Abu Yandal b. Amr havia
logrado escapar dos pagãos de Meca e correu a juntar-se
a Muhammad. Os pagãos pediram a Muhammad que cumprisse
sua promessa e lhes devolvesse o fugitivo. O Mensageiro
de Deus disse: Abu Yandal! Tem paciência e pede a
Deus que te conceda. Deus, seguramente, ajudará a
ti e aos que são perseguidos, e te facilitará uma
saída. Firmamos um acordo com eles e certamente haveremos
de cumpri-lo; não nos comportaremos de forma traiçoeira.
(Baihaqui, 18611)
25. Valentia e coragem: Ali, que
Deus esteja comprazido com ele, disse: Deveriam ter-me
visto no Dia de Badr! Refugiámo-nos com o Mensageiro
de Deus. De todos nós, ele era o que estava mais perto
do inimigo. Esse dia, o Mensageiro de Deus foi o mais
forte de todos nós. (Ahmad, 654) Sobre a sua valentia
e coragem em circunstâncias normais, Anas b. Malik,
que Deus esteja comprazido com ele, disse: O Mensageiro
de Deus era o melhor dos homens e o mais valente.
Uma noite, o povo de Medina teve medo e enviou alguns
ginetes em direção aos ruídos que se ouviam. O Mensageiro
de Deus os encontrou quando regressava de onde provinha
o ruído, depois de assegurar-se de que não havia nenhum
problema. Vinha sobre o lombo de um cavalo que pertencia
a Abu Talhah, que Deus esteja comprazido com ele,
sem arreios, e tinha uma espada consigo. Disse às
pessoas: Não temam! Não temam. Encontrou-se com os
ginetes enquanto ia a cavalo, sem arreios , e levava
sua espada, pois poderia ser necessária. Não esperava
que os demais verificassem a origem dos problemas.
Na Batalha de Uhud, o Mensageiro de Deus consultou
seus Companheiros. Eles resolveram combater, enquanto
ele não via necessidade de fazê-lo. Não obstante,
aceitou seu conselho. Os Companheiros, ao saber o
que sentia o Profeta, lamentaram-se pelo que haviam
feito. Os Ansar disseram-lhe: Oh Profeta de Deus!
Faz o que te pareça melhor. Mas ele respondeu: Não
é digno de um Profeta tirar sua indumentária de combate
sem lutar. (Ahmad, 14829).
26. Generosidade e hospitalidade:
Ibn Abbas, que Deus esteja comprazido com ele , disse:
O Profeta era o mais generoso dos homens. Era ainda
mais generoso no Ramadãn, quando se encontrava com
o anjo Gabriel; encontrava-se com ele todas as noites
durante o Ramadan para praticar e rever o Alcorão.
O Mensageiro de Deus era tão generoso, como os ventos
bondosos. (Bujari, 6) Abu Dharr, que Deus esteja comprazido
com ele, disse: Ia caminhando com o Profeta na Harrah,
região vulcânica de Medina, e nos encontramos frente
ao monte Uhud; o Profeta disse: Abu Zharr! Disse-lhe:
Aqui estou, Oh Mensageiro de Deus! Ele respondeu:
Não me comprazeria ter uma quantidade de ouro igual
ao peso do Monte Uhud até que não o gaste e o entregue
(em nome de Deus) em uma ou três noites. Guardaria
um dinar para ajudar a quem tem dívidas. (Bujari,
2312) Yabir b. Abdullah, que Deus esteja comprazido
com ele ,disse: O Profeta não se negava a dar nada
do que tinha se alguém lhe pedisse. (Bujari, 5687)
27. Timidez e modéstia: Abu Said
al-Judri, que Deus esteja comprazido com ele, disse:
O Profeta era mais modesto e tímido que uma virgem.
Se algo não lhe agradava, notava-se nas suas expressões
faciais. (Bujari, 5751)
28. Humildade: O Mensageiro de
Deus era a pessoa mais humilde. Era tão humilde que
se um estranho entrava na mesquita e se aproximava
de onde o Profeta estava sentado com seus Companheiros,
não podia distingui-lo de seus Companheiros. Anas
bin Malik, que Deus esteja comprazido com ele, disse:
Uma vez, enquanto estávamos sentados com o Mensageiro
de Deus na mesquita, aproximou-se um homem em seu
camelo, amarrou o com uma corda e perguntou: Quem
dos senhores é Muhammad? O Mensageiro de Deus encontrava-se
sentado no chão, com seus Companheiros. Nós o indicamos
ao beduíno: Este homem branco, que está sentado no
chão, porque o Profeta não se distinguia de seus Companheiros.
O Profeta não duvidava em ajudar aos pobres, necessitados
ou viúvas, em suas necessidades. Anas b. Malik, que
Deus esteja comprazido com ele, disse: Uma mulher
de Medina que estava um pouco demente disse ao Profeta:
Tenho que te pedir algo. Ele a ajudou e atendeu às
suas necessidades. (Bujari, 670)
29. Misericórdia e Compaixão :
Abu Masud al-Ansari disse: Um homem veio até o Profeta
e disse: Mensageiro de Deus! Por Deus! Eu não rezo
a oração da alvorada (na mesquita) porque fulano a
alonga Disse o narrador: Nunca vi o Mensageiro de
Deus pronunciar um discurso com tanto enfado. Disse:
Gente! Na verdade há entre os senhores, aqueles que
perseguem as pessoas! Se vos dirigirdes às pessoas
em oração, sede breves. Há pessoas anciãs e frágeis,
e outras com necessidades especiais, atrás de vocês
nas orações . (Bujari, 670) Osama bin Zaid disse:
Estávamos sentados com o Mensageiro de Deus Uma de
suas filhas enviou uma pessoa para chamá-lo, para
que a visitasse e ao seu filho, que estava agonizando.
O Mensageiro de Deus disse à pessoa, que lhe dissesse:
A Deus pertence o que toma. Ele deu um limite de tempo.
Ordenou-lhe que fosse paciente e que buscasse recompensa
em Deus, o Altíssimo. Sua filha enviou de volta a
mesma pessoa dizendo: Profeta de Deus! Sua filha jura
que deve vir. O Mensageiro de Deus parou; Sa’d bin
Ubaadah e Muadth
bin Yabal acompanharam-no. O Mensageiro de Deus sentou-se
junto ao menino que agonizava. Os olhos do menino
se congelaram como pedras. Ao ver isso o Mensageiro
de Deus chorou. Sad perguntou-lhe: Que é isto, Profeta
de Deus? Ele disse: É a misericórdia que Deus, o Altíssimo,
coloca nos corações de seus servos. Deus é misericordioso
com aqueles que são misericordiosos com os outros.
(Bujari, 6942)
30. Perseverança e Perdão: Anas
bin Malik disse: Uma vez, estava caminhando com o
Mensageiro de Deus quando usava uma túnica Yemenita,
com uma gola de bordas ásperas. Um beduíno agarrou-o
fortemente. Olhei seu pescoço por trás e vi que a
gola da túnica havia lhe deixado uma marca. O beduíno
disse: Oh Muhammad! Dá-me um pouco da riqueza de Deus
que tu tens.O mensageiro de Deus virou-se para o beduíno,
riu e ordenou que lhe entregassem algum dinheiro.
(Bujari, 2980) Outro exemplo de sua perseverança é
a historia do Rabino Judeu, Zaid bin Sa’nah. Zaid
emprestou algo ao Mensageiro de Deus. Zaid disse:
Dois ou três dias antes da devolução da dívida, o
Mensageiro de Deus assistia ao funeral de um homem
dos Ansar. Abu Bakr, Umar, Uzman e alguns outros Companheiros,
estavam com o Profeta. Depois de rezar a oração fúnebre
sentou-se junto a uma parede; eu fui até ele, agarrei-o
pelo colarinho, olhei-o de maneira severa e disse-lhe:
Muhammad! Não me pagarás a dívida do empréstimo? Eu
não conheci a família de Abdul-Mutalib para que se
demore a devolução da minha dívida! Olhei Umar b.
al-Jattaab. Seus olhos estavam cheios de raiva! Olhou-me
e disse: Inimigo de Deus, falas ao Mensageiro de Deus
e te diriges a ele desta maneira? Por aquele que me
enviou com a verdade, se não fosse o medo de perder
a entrada no Paraíso, ter-te-ia decapitado com a minha
espada! O Profeta de Deus olhando para Umar de forma
calma e pacífica, disse: Umar, deverias ter-nos dado
um conselho sincero em vez de fazer o que fizeste!
Umar, vai e paga-lhe a dívida; entrega-lhe vinte Saa
(medida de peso) extras por o teres assustado! Zaid
disse: Umar partiu comigo e me pagou a dívida e me
entregou os vinte Saa extras. Eu lhe perguntei: Que
é isto? Ele disse: O Mensageiro de Deus ordenou-me
que te desse, porque eu te assustei. Zaid logo perguntou
a Umar: Umar, sabes quem sou eu? Umar disse: Não,
não sei Quem és? Zaid disse: Eu sou Zaid b. Sanah.
Umar perguntou: O Rabino? Zaid respondeu: Sim, o Rabino.
Umar, a seguir, perguntou: Que te fez dizer o que
disseste ao Profeta? Zaid respondeu: Umar, vi todos
os sinais de um profeta no rosto do Mensageiro de
Deus exceto dois: sua paciência e perseverança antecedem
a sua ignorância e, a segunda, quanto mais duro és
com ele, mais amável e paciente se torna, e agora
estou satisfeito. Umar, tenho-te como testemunha e
testemunho que não há Deus exceto Deus, minha Religião
é o Islam e Muhammad é o meu Profeta. Também te tomo
como testemunha que a metade da minha riqueza e eu
hoje estou entre os mais ricos de Medina a entregarei
pela causa de Deus, a todos da comunidade. Umar disse:
Não será possível distribuir tua riqueza entre todos
da comunidade. Terás que distribuí-la a alguns da
Comunidade de Muhammad. Zaid disse: Então distribuirei,
em proporção, a riqueza a alguns da comunidade de
Muhammad. (Zaid e Umar viraram-se para o Mensageiro
de Deus). Zaid disse lhe: Testemunho que nada nem
ninguém merece ser adorado senão Deus, e que Muhammad
é servo e mensageiro de Deus. Assim foi como se tornou
crédulo, morreu na Batalha de Tabuk, quando se enfrentava
com o inimigo - que Deus tenha piedade de Zaid. (Ibn
Hibban, 288) Um exemplo de perdão se faz evidente
quando oferece sua anistia total a todo o povo de
Meca, depois da conquista. Quando o Mensageiro de
Deus reuniu aqueles que o perseguiram, torturaram-no
e abusaram dos seus companheiros, levou-os para fora
da cidade de Meca e lhes disse: Que crêem que eu teria
que lhes fazer ? Eles disseram: Tu és um irmão e sobrinho
bondoso e generoso Ele disse: Retirem-se são livres!
(Baihaqi, 18055)
31. Paciência: O Mensageiro de
Deus era um modelo de paciência. Foi paciente com
seu povo antes do Islã; eles adoravam ídolos e agiam
pecaminosamente. Ele foi paciente e tolerante com
a perseguição e o mal que os pagãos de Meca lhe causaram,
assim como a seus companheiros, e buscou a recompensa
em Deus. Também foi paciente e tolerante com o mau
trato dos hipócritas em Medina. Foi um paradigma de
paciência quando perdeu seus parentes queridos; sua
esposa Jadiyah, morreu durante sua vida. Todos os
seus filhos morreram durante sua vida, exceto Fátima.
Seu tio al-Abbas também morreu. O Profeta foi paciente
e buscou a recompensa em Deus. Anas b. Malik disse:
Entramos na casa de Abu Saif o ferreiro com o Profeta.
A esposa de Abu Saif era a encarregada de amamentar
seu filho Ibrahim. O Mensageiro de Deus pegou seu
filho Ibrahim no colo, abraçou-o e beijou-o. Um tempo
depois, foi ver novamente seu filho que estava agonizando.
O Profeta começou a chorar. Abdu-Rahmaan b. Auf disse:
Profeta de Deus, tu também choras! O Mensageiro de
Deus disse: Ibn Auf, isto é compaixão o Profeta derramou
mais lágrimas e disse: Os olhos derramam lágrimas,
o coração se entristece, mas somente dizemos o que
agrada a nosso Criador. Estamos tristes por tua morte,
Oh Ibrahim! (Bujari, 1241)
32. Justiça e Equidade: O Mensageiro
de Deus era justo e imparcial em todos os aspectos
de sua vida e na aplicação da Legislação Islâmica
(Shari’ah). Aishah disse: As pessoas de Quraish estavam
muito preocupadas com a mulher Majzumi porque ela
havia roubado. Conversaram entre eles e disseram:
Quem pode interceder por ela ante o Mensageiro de
Deus? Finalmente disseram: Quem melhor para conversar
com o Mensageiro de Deus sobre o assunto do que Usamah
b. Zaid, o rapaz mais apreciado pelo Mensageiro de
Deus. Então Usamah falou com o Mensageiro de Deus,
sobre a mulher. O Mensageiro de Deus disse-lhe: Usamah!
Intercedes, em seu beneficio para desatender um dos
castigos impostos por Deus! O Mensageiro de Deus se
levantou e pronunciou um discurso, no qual disse:
Povos que os precederam foram destruídos porque quando
um nobre roubava, deixavam-no livre; mas se um pobre
o fazia, castigavam-no. Por Deus! Se Fátima, a filha
de Muhammad roubasse, eu ordenaria que sua mão fosse
cortada. (Bujari, 3288) O mensageiro de Deus era justo
e imparcial, e permitia que os outros se vingassem
ainda que ele os machucasse. Usaid b. Hudhair disse:
Um homem estava fazendo graça e provocando o riso
das pessoas; o Profeta passou ao seu lado e o golpeou
suavemente com um ramo que levava. O homem exclamou:
Profeta de Deus! Permita me vingar-me! O Profeta disse:
Avante! O homem disse: Mensageiro de Deus, tu usavas
uma vestimenta quando me golpeaste, eu não! O Mensageiro
de Deus levantou a parte superior de sua vestimenta,
e o homem beijou seu dorso dizendo: Eu só pretendia
fazer isto, Mensageiro de Deus! (Abu Dawud, 5224)
33. Temer a Deus e ser Consciente
d'Ele: O Mensageiro de Deus era a pessoa mais consciente
de Deus. Abdullah bin Masud disse: Uma vez o Mensageiro
de Deus me disse: Recita o Alcorão para que possa
escutar-te! Abdullah b. Masud disse: Recito-o para
ti e a ti ele foi revelado! O Profeta disse: Sim.
Comecei a recitar Surat an-Nisaa, até que cheguei
ao versículo: Que acontecerá quando trouxermos uma
testemunha de cada comunidade e te trouxermos [Oh,
Muhammad!] como testemunho contra estes os incrédulos
do teu povo ? [4:41] Ao escutar este versículo, o
Mensageiro de Deus disse: Suficiente! Abdullah b.
Masud disse: Me virei e vi o Mensageiro de Deus chorando.
(Bujari, 4763) A’ishah disse: Se o Mensageiro de Deus
via nuvens escuras no céu, passeava inquieto para
trás e para frente, saía de sua casa e voltava a entrar.
Quando começava a chuva, o Profeta se relaxava. A’ishah
disse: perguntei-lhe sobre isso e me respondeu: Não
sei; pode ser que seja como se diz: E quando viram
uma nuvem que se aproximava dos seus vales, disseram:
Esta é uma nuvem que nos traz chuva [Mas seu Mensageiro
lhes disse:] Não, é o castigo que pedíeis que lhes
sobrevenha. Então um vento lhes infligiu um doloroso
castigo, destruiu tudo por ordem do seu Senhor. E
quando amanheceu, somente se podiam ver suas moradas
[vazias]; assim castigamos aos transgressores.(Bujari
#3034) [46:24-25] 34. Satisfação e Riqueza de Coração:
Umar b. al-Khattab disse: Entrei na casa do Mensageiro
e o encontrei sentado em um tapete. Tinha uma almofada
de couro feita de fibras. Uma panela com água a seus
pés, e havia alguma roupa pendurada na parede. Suas
costas estavam marcadas pelo tapete em que estava
recostado. Umar chorou quando viu esta realidade,
mas o Mensageiro lhe perguntou: Por que choras? Umar
disse: Profeta de Deus! Cosroes e César desfrutam
do melhor deste mundo, e tu sofres na pobreza. Ele
disse: Não te dá prazer que eles desfrutem o melhor
deste mundo, e que nós desfrutemos no Além? (Bujari,
4629)
35. Desejos de bondade até com
seus inimigos A’ishah disse: Perguntei ao Mensageiro
de Deus: Enfrentaste um dia mais duro e difícil que
o da Batalha de Uhud? Ele respondeu: Sofri muito por
tua gente ! O pior dia que sofri foi o dia de al-Aqabah
quando falei com Ali b. Abd Yalil b. Abd Kilaal (para
receber seu apoio e proteção) mas me abandonou. Quando
deixei aquele lugar estava muito preocupado; caminhei
até que cheguei a uma área chamada Qarn ath-Za’alib.
Ergui meu olhar para o céu e notei que uma nuvem me
sombreava. O anjo Gabriel me chamou e disse: Muhammad!
Deus, o Altíssimo, escutou o que tua gente te disse
e enviou o Anjo encarregado das montanhas, para que
lhe ordenes o que desejas. O profeta disse: O Anjo
encarregado das montanhas me chamou dizendo: Que a
paz de Deus esteja contigo! Muhammad, farei o que
aches necessário. Se quiseres posso juntar as montanhas
Ajshabain e destruir tudo que há entre elas. O Mensageiro
de Deus disse: Não, poderia ser que Deus tirasse de
entre eles pessoas que creiam em Deus e não o associem.
(Bujari, 3059)
Fonte: Abdurrahman al-Sheha - Tradução: Lic. Muhammad
Isa García Revisão: Ana María Gonzalez Litardo (Versão
Brazil) Khadija Machado (Versão Portugal) Escritório
de difusão do Islã de Rabwah www.islamhouse.com Primeira
Edição, 1428/2007. Copyright © 2007 Abdurrahman al-Sheha.
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