As três religiões concordam com
um fato básico: Tanto as mulheres como os homens foram
criados por Deus, o Criador de todo o Universo. Contudo,
a divergência começa logo após a criação do primeiro
homem, Adão, e da primeira mulher, Eva. A concepção
judaico-cristã da criação
de Adão e Eva está narrada detalhadamente em (Gênesis,
2:4-3:24). Lá está dito que Deus proibiu o homem de
comer do fruto da árvore proibida. O Senhor Deus deu
ao homem uma ordem, dizendo: "Podes comer
de todas as árvores do jardim. 17 Mas, da árvore do
conhecimento do bem e do mal não deves comer, porque
no dia em que o fizeres serás condenado a morrer".
Também deu a mesma ordem à mulher. A serpente seduziu
Eva para que o comesse. E a mulher respondeu à serpente:
"Do fruto das árvores do jardim, Deus nos disse
'não comais dele nem sequer o toqueis, do contrário
morrereis." A serpente replicou à mulher:
"De modo algum morrereis 5 É que Deus sabe
que no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão
e sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal".
E Eva, por sua vez, seduziu Adão para comer com ela.
(Gênesis 6) A mulher notou que era tentador comer
da árvore, pois era atraente aos olhos e desejável
para se alcançar inteligência. Colheu o fruto, comeu-o
e deu também ao marido, que estava junto. E ele comeu.
E quando Deus repreendeu Adão pelo que ele havia feito,
ele colocou a culpa em Eva. (Gênesis 11) Disse-lhe
Deus: "E quem te disse que estavas nu? Então,
comeste da árvore, de cujo fruto te proibi?"12
E o homem disse: "A mulher que me destes
por companheira, foi ela que me fez provar do fruto
da árvore e eu o comi". Consequentemente,
Deus disse a Eva Gênesis 16: "Multiplicarei os
sofrimentos de tua gravidez. Em meio a dores darás
à luz os filhos, a paixão arrastar-te-á para o marido
e ele te dominará". Para Adão Ele disse (Gênesis
17) "Porque ouviste a voz da mulher e comeste
da árvore, cujo fruto te proibi comer, amaldiçoada
será a terra por tua causa. Com fadiga tirarás dela
o alimento durante toda a vida. 18 Produzirá para
ti espinhos e abrolhos e tu comerás das ervas do campo.
19 Comerás o pão com o suor do rosto, até voltares
à terra, de onde foste tirado. Pois tu és pó e ao
pó hás de voltar".
O conceito islâmico da primeira
criação é encontrado em muitas passagens do Alcorão,
como por exemplo:
"E dissemos ó! Adão, mora
tu e tua zauja (mistura companheira) no Paraíso e
comam dele prosperamente onde lhes aprouver, e não
vos aproximeis desta árvore e então sereis dos injustos."
(Alcorão 2:35).
Então, Satanás sussurrou para
eles, a fim de revelar a ambos o que lhes havia sido
ocultado de SAUÉTIHIMÉ (suas ambas e outras igualmente
presentes, invisíveis, não bons atributos) e, então,
disse: "Não vos proibiu a ambos, Vosso Senhor,
desta árvore senão de seres ambos convertidos em anjos
ou de serem ambos dentre os imortais". E jurou-lhes
que era um conselheiro sincero. Assim, a ambos, DALLÉHUMÉ
(indicou a ambos em confiança, porém, com enganos,
arrancando-os e enviando-os para baixo, no que intencionou).
Quando ambos provaram da árvore, divisaram ambos suas
SAUÉTIHIMÉ e começaram a cobrir-se com folhas do paraíso.
E seu Senhor chamou a ambos: "Eu não vos havia
proibido daquela árvore e dito a ambos que Satanás
é vosso inimigo declarado?" Eles disseram: "Senhor
Nosso. Nós injustiçamos a nós mesmos e se Tu não nos
perdoares, Te apiedares de nós, certamente estaremos
dentre os perdedores." (7:20:23).
Um exame mais cuidadoso dos dois
relatos sobre a Criação, revela algumas diferenças
essenciais. O Alcorão, ao contrário da Bíblia, coloca
a culpa igualmente em Adão e Eva pelo erro de ambos.
Não há no Alcorão a mais leve sugestão de que Eva
tentou Adão, ou mesmo que ela tenha comido do fruto
antes dele. Eva, no Alcorão, não é insinuante, sedutora
ou vencida. Além do mais, Eva não pode ser culpada
pelas dores do parto. Deus, de acordo com o Alcorão,
não pune ninguém pelas faltas do outro. Ambos, Adão
e Eva, cometeram um pecado e então pediram a Deus
o perdão, e Ele os perdoou.
Dr.Sherif Abdel Azeem Mohammed