O adultério e a fornicação são
considerados pecados em todas as religiões. A Bíblia
decreta a sentença de morte
para ambos os adúlteros (Levítico 20:10). O Islam,
igualmente, pune tanto o adúltero como a adúltera
(24:2). Contudo, a definição alcorânica é muito diferente
da definição bíblica. O adultério, de acordo com o
Alcorão, é o envolvimento de um homem casado ou uma
mulher casada em um caso extraconjugal. A Bíblia somente
considera adultério o caso extraconjugal de uma mulher
casada. (Levítico 20:10, Deuteronômio 22:22. Provérbios
6:20/7:27).
"Se um homem é encontrado
dormindo com a esposa de outro homem, ambos devem
morrer. Deve-se expurgar o mal de Israel"
(Deuteronômio 22:22).
"Se um homem comete adultério
com a esposa de outro homem, ambos, adúltero e adúltera
devem ser colocados para morrer" (Levítico
20:10).
De acordo com a definição bíblica,
se um homem casado dorme com uma mulher solteira,
isto não é considerado crime de forma nenhuma.
O homem casado, que tem relações
extraconjugais com mulheres solteiras, não é um adúltero
e as mulheres solteiras envolvidas com ele não são
consideradas adúlteras. O crime de adultério é cometido
somente quando um homem, seja casado ou solteiro,
dorme com uma mulher casada. Neste caso, o homem é
considerado adúltero, mesmo que ele não seja casado,
e a mulher é considerada adúltera. Em resumo, o adultério
é qualquer ato sexual ilícito envolvendo mulher casada.
O caso extraconjugal de um homem casado não é, de
per si, um crime na Bíblia. Por que este padrão moral
duplo? De acordo com a Enciclopédia Judia, a esposa
era considerada como posse de seu marido e o adultério
constituía a violação do exclusivo direito do marido
sobre ela; a esposa, como posse do marido, não tinha
direito sobre ele (15). Quer dizer, se um homem tinha
uma relação sexual com uma mulher casada, ele estaria
violando a propriedade de outro homem e, assim, deveria
ser punido.
Nos dias atuais em Israel, se um
homem casado se entrega a um caso extraconjugal com
um mulher solteira, seus filhos com esta mulher são
considerados legítimos. Mas, se uma mulher casada
tem um caso com outro homem, seja casado ou solteiro,
seus filhos com este homem são considerados ilegítimos
e bastardos e são proibidos de casar com qualquer
outro judeu, exceto com os convertidos e com outros
bastardos. Este impedimento cessa após a 10a. geração,
quando se presume que a mancha do adultério enfraqueceu-se
(16).
O Alcorão, por outro lado, nunca
considera uma mulher como posse de qualquer homem.
O Alcorão eloqüentemente descreve a relação entre
os esposos dizendo:
"E entre os Seus sinais
está que Ele criou para vós companheiros de entre
vós mesmos, os quais vós podeis habitar em tranqüilidade
com eles e Ele colocou amor e misericórdia em vossos
corações: verdadeiramente, nisto há sinais para aqueles
que refletem" (30:21).
Este é o conceito alcorânico de
casamento: amor, misericórdia e tranqüilidade, não
posse e padrões duplos.
Dr.Sherif Abdel Azeem Mohammed